Nos finais do século XV a Grande Espanha era já um império multicultural e multinacional que se debatia com revoltas domésticas, conflitos internacionais e revoluções culturais.
Naufrágios
Histórias do mar e de quem lá nele andou
A 31 de Outubro de 1724, o navio Slot ter Hooge, da câmara da Zeelândia da Companhia Holandesa das Índias Orientais - Vereenigde Oostindische Compagnie Middelburg Zeeland - partia do porto de Amsterdão com destino a Batavia, na actual Indonésia.
Entre 10 e 13 de Novembro de 1876, o Atlântico oriental foi fustigado por um temporal medonho.
O rebocador espanhol Duende desapareceu algures entre os dias 6 e 7 de Fevereiro de 1978 na costa portuguesa a sul de Lisboa.
Hoje em dia, o sonho de qualquer mergulhador português, cansado das águas frias e verde-glaucas da nossa costa, é fazer um liveaboard no Mar Vermelho e ver de perto os grandes naufrágios que por lá existem. Pelo contrário, em 1904, centenas de portugueses viveram o pesadelo de naufragar no Mar Vermelho.
Pelas 23 horas do dia 3 de Setembro de 1901, em plena cerração, a barca francesa de 4 mastros Caroline encalhava inopinadamente numas pedras, rombando e ficando com a borda quasi na superficie do mar.
O Império contra-ataca: os naufrágios da Carreira da Índia e o conhecimento de um Mundo Novo.
É comum dizer-se que a chamada Era dos Descobrimentos Marítimos - espoletada em meados do século XV por dois países europeus até então periféricos - iniciou a primeira globalização mundial.
Em 1864, um navio naufraga misteriosamente nos Açores. Século e meio depois, uma conversa de circunstânica mantida num elevador no Texas lança luz sobre um episódio esquecido da guerra civil norte-americana
Descubra como em 1759 o Marquês de Pombal se esgueirou por entre a legítima indignação da França e o despudorado cinismo da Inglaterra, um caso bicudo e um naufrágio onde hoje em dia pode mergulhar em apneia, no Algarve.
Dezembro de 1870 trouxe aos Açores não só uma inesperada riqueza como também mortes e motins populares. Saiba o que levou os jorgenses a uma orgia de pilhagem e criminalidade.